21/08/2021 às 13h41min - Atualizada em 21/08/2021 às 13h41min

Curso de capacitação promovido pela Santa Casa de Ibitinga foi um sucesso!

Médicos e enfermeiros da Emergência e da UTI estiveram na FAIBI na manhã deste sábado (21) para desenvolver e atualizar competências.

Portal Ternura
Curso de capacitação promovido pela Santa Casa de Ibitinga foi um sucesso! Foto: João Vitor Custódio/Portal Ternura
 
O Curso Prático de Acesso Vascular Ecoguiado (CPAVE), promovido pela Santa Casa de Ibitinga (SP) neste sábado (21), foi um sucesso. A ação aconteceu na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga (FAIBI), das 08h às 13h.
Médicos e enfermeiros das alas de Emergência e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) receberam capacitações tendo como objetivo desenvolver e atualizar competências referentes aos princípios fundamentais de ecografia, punção vascular ecoguiada e da parte prática.
O curso foi ministrado pelo professor Jales Silvestre de Nogueira Braga, médico especialista em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira, e pelo professor Danilo Fernandes, médico cirurgião endovascular.
De acordo com o Dr. Danilo Fernandes, o CPAVE visa maiores benefícios aos pacientes. “A gente utiliza dispositivos de punção nos vasos para a passagem de cateteres e dispositivos em artérias, utilizando o ultrassom para verificar que esses dispositivos realmente estão locados dentro da estrutura que a gente precisa”, apontou o médico.
Dr. Jales Silvestre reafirmou a importância da ação, uma vez que o curso capacita a equipe a realizar procedimentos que normalmente são feitos sem o amparo de um ultrassom. “Isso leva a uma chance maior de erros, de complicações e pode causar danos aos pacientes. O ultrassom minimiza isso e é um recurso que cada vez tem sido mais usado nos grandes hospitais do Brasil”, enfatizou.
Dr. Jales Silvestre de Nogueira Braga (à esquerda) e Dr. Danilo Fernandes (à direita). Foto: João Vitor Custódio/Portal Ternura
 
Os médicos e enfermeiros que participaram do curso aproveitaram todas as aulas e informações. Os diretores da Santa Casa se posicionaram e agradeceram à toda a equipe que se empenhou em transformar o plano em realidade.
Como apontou o Dr. Eduardo Jacob, Diretor Técnico do hospital, “a Santa Casa está dando um grande passo na utilização da tecnologia em prol da excelência do atendimento. Parabéns aos organizadores, aos mestres e aos participantes”.
O Dr. Oreste Russi, Diretor Clínico da Santa Casa, também parabenizou toda a equipe, apontando que o aprimoramento dos colegas que prestam serviços à comunidade foi uma excelente iniciativa. “Valeu o sacrifício da Direção da Instituição que tem um olhar para o futuro. Parabéns”, elogiou.
Vanessa Pultrini, Diretora Executiva da Santa Casa, ressaltou a importância do curso, que contribuiu diretamente para a qualidade e a humanização das ações da instituição. Em suas palavras, “o resultado prático reflete diretamente na melhoria da qualidade e humanização da assistência, visto que o conhecimento é uma ferramenta fundamental para o processo de Acreditação”.
Profissionais tiveram contato com equipamentos de ultrassom para desenvolver e atualizar competências. Foto: João Vitor Custódio/Portal Ternura
Curso contou com aulas práticas e teóricas. Foto: João Vitor Custódio/Portal Ternura
Curso contou com aulas práticas e teóricas. Foto: João Vitor Custódio/Portal Ternura

Catéter PICC e Catéter Duplo Lúmen, muito utilizados em hospitais. Foto: João Vitor Custódio/Portal Ternura
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.