19/08/2021 às 07h42min - Atualizada em 19/08/2021 às 07h42min

Ciclo de trabalhos da 'Operação Corta Fogo' é retomado em Ibitinga

Representantes da Usina Santa Fé, da Loja Maçônica Acácia de Ibitinga, do Corpo de Bombeiros, da Fundação Florestal e da Prefeitura de Ibitinga estiveram presentes na reunião.

Portal Ternura
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibitinga
 
Com o avanço da vacinação contra a pandemia do novo coronavírus, a ‘Operação Corta Fogo ‘ retoma, aos poucos, os trabalhos com reuniões presenciais, mas com todos os cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias.
Em pauta estavam o controle e as medidas de prevenção de fogo em mata, principalmente no caso de Ibitinga que é Área de Proteção Ambiental (APA), abrangendo 69.087,60 hectares, portanto bem extensa.
Se fizeram presentes, representantes da Usina Santa Fé, da Loja Maçônica Acácia de Ibitinga, do Corpo de Bombeiros, da Fundação Florestal e da Prefeitura de Ibitinga.
O ciclo de reuniões é coordenado pela Fundação Florestal, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
 
Sobre a “Operação Corta Fogo”
A 'Operação Corta Fogo' objetiva a prevenção, o controle, o monitoramento e o combate a queimadas e outros incêndios ilegais. Visa diminuir os focos de incêndio no estado; reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) oriundas das queimadas; proteger áreas com cobertura vegetal contra incêndios; erradicar a prática irregular do uso do fogo, respeitando o disposto no Decreto Estadual nº 56.571/10; e ainda, fomentar o desenvolvimento de alternativas ao uso do fogo para o manejo agrícola, pastoril e florestal.
 
Sobre a Área de Proteção Ambiental (APA)
A Área de Proteção Ambiental (APA) Ibitinga foi criada há 34 anos, com objetivo o de proteger as várzeas formadas pelos rios Jacaré-Pepira e Jacaré-Guaçu, abrangendo uma área de 69.087,60 hectares.
Nessas áreas alagadas, denominadas pela população local como ‘Pantaninho Paulista’, ocorrem importantes remanescentes de vegetação em estágio avançado de regeneração e a fauna a ela associada, como: tamanduá-mirim, veado campeiro, lobo guará, onça parda, além de diversas espécies de aves e peixes, algumas delas ameaçadas de extinção. Lá são encontradas muitas espécies nativas da fauna, mamíferos, além do espada-azul e o mandi-serrote, espécies de peixes apenas encontradas no reservatório de Ibitinga.
Serviço:Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente
Endereço: Rua Miguel Landim n.333 - Centro.
Telefone: (16) 3352 - 7000 ramal 7216
 
 
Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.