27/10/2016 às 08h24min - Atualizada em 27/10/2016 às 08h24min
Robinson Pinheiro conquista ouro na Serra da Graciosa
A 25ª edição da competição levou mais de 800 atletas para disputa em meio às belezas naturais da cidade, considerada uma das mais belas do Brasil
Portal Ternura
No último domingo (23), o atleta ibitinguense Robinson Pinheiro participou da "15ª Corrida da Serra da Graciosa", em São João da Graciosa, Morretes (PR), a 60 km de Curitiba. A competição é uma das corridas de montanhas mais antigas do Brasil, considerada entre as quatro melhores e mais difíceis do país, com percurso de altíssimo grau de dificuldade.
A prova, com percurso de 20 km, sendo 14 km de subida em sequência e trechos em que a inclinação chega a 7,5%, e ganho de elevação de 1.086 metros, leva à exaustão foi desafiadora para Pinheiro. "Apesar do clima ameno da manhã, a elevada umidade, que chegou a 100%, tornou o percurso ainda mais desafiador. O trecho da serra, com isso, estava abafado, dando a sensação térmica de muito calor." - comenta o atleta ao Portal Ternura FM 99,3.
Para compensar a dificuldade das subidas pesadas (ressaltando que o percurso é quase integralmente dentro do maior trecho de Mata Atlântica preservada do Brasil), garantindo paisagens incríveis e uma experiência única de interação com a natureza para os "guerreiros" da Graciosa, como são chamados os que participam da corrida. "Infelizmente, pelo alto grau de concentração durante a prova, em especial com o piso escorregadio de paralelepípedo na maior parte do percurso e pela névoa em alguns trechos naquele dia, não foi possível apreciar a bela vista. Sem dúvida, foi a corrida mais difíci l que já participei, tendo de ter muita determinação para completar a corrida, superando inclusive as minhas participações em quatro maratonas." - afirma Pinheiro.
Robinson Pinheiro completou a prova com o tempo de 01h55min13s, conquistando o 1º lugar dos 17 atletas participantes da categoria (60-64 anos) e, com muita alegria, ele superou mais esse desafio, que ficará marcado na sua trajetória no atletismo, concluiu o atleta.
Pinheiro foi o único representante de Ibitinga e da Equipe de Corridas LondonFit.