13/07/2021 às 13h12min - Atualizada em 13/07/2021 às 13h12min

COVID-19: Imunização só estará completa com segunda dose; saiba mais

A exceção é a vacina da Janssen, desenvolvida em dose única.

Portal Ternura
Arte: Divulgação/Prefeitura de Ibitinga
 
A imunização eficaz contra o novo coronavírus só é alcançada com a segunda dose das vacinas Coronavac, Astrazeneca e Pfizer. A falta do reforço dos imunizantes interrompe o ciclo de imunização e mantém a pessoa vulnerável ao vírus que causa a doença COVID-19.
“A primeira dose provoca um estímulo da resposta do nosso sistema imune, que começa a produzir os anticorpos. Mas uma única dose não é suficiente. Somente com a segunda dose esse processo se torna eficaz”, explica a gestora executiva do SAMS (Serviço Autônomo Municipal de Saúde), Queila Pavani.
Segundo a vigilância epidemiológica do SAMS, cada paciente possui uma carteirinha exclusiva para a vacinação contra o novo coronavírus. Nela, além dos dados pessoais do paciente, existe o registro da data da primeira dose e da segunda dose, bem como a marca da vacina e o lote do imunizante.
“É por meio desta carteirinha que cada pessoa sabe a data prevista para tomar a segunda dose. Aos que faltam no dia da imunização de reforço, nós tentamos entrar em contato através dos dados registrados de cada paciente. Mesmo assim, existe uma parcela de pacientes que ainda não foram tomar a segunda dose”, detalhou Amanda Lambert, coordenadora de imunização do município de Ibitinga.
E acordo com o SAMS, atualmente há cerca de 200 pessoas atrasadas com o período de vacinação. Estas devem procurar a Sala de Vacinas do Centro o quanto antes para concluírem o ciclo de imunização.
Exceção
A exceção é a vacina da Janssen, desenvolvida em dose única. Essa chegou ao município recentemente e já foi aplicada em cerca de 300 moradores de Ibitinga.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.