12/07/2021 às 14h38min - Atualizada em 12/07/2021 às 14h38min

População de Ibitinga deve se manter atenta contra o mosquito da dengue

Ibitinga já registra oito casos positivos da doença neste ano de 2021.

Portal Ternura
Foto: Reprodução/Prefeitura de Ibitinga
 
A dengue é um problema crônico que depende da atenção de todos. A doença, que ainda leva pessoas à morte, é combatida por meio da eliminação de água parada em recipientes. A limpeza de quintais e terrenos deve ser, constantemente, observada pela população.
De acordo com o chefe do departamento de controle de vetores, Ibitinga já registra oito casos positivos da doença neste ano de 2021. Apesar do número parecer baixo, todo cuidado é pouco.
“No ano passado, as cidades em torno de Ibitinga viveram uma epidemia da dengue. Nossa cidade se livrou devido aos cuidados no setor público e da conscientização da população. Mas essa guerra [contra a dengue] nunca poderá ser deixada de lado”, informou Marcio Magliocchi.
A dengue pode se manifestar através da picada do mosquito Aedes aegypti. Este, por sua vez, nasce e se prolifera por meio de criadouros – que são lugares com água parada.
“Até uma tampinha de garrafa pode se tornar um criadouro do mosquito da dengue. Mas há outros locais que também merecem atenção do morador. Por exemplo: calhas e caixas d’água. Estas, que são de difícil acesso, também precisam de uma manutenção periódica de limpeza”, alertou Marcio.
RELEMBRE OUTROS CUIDADOS
- Caixas d’água sempre deve estar vedadas;
- Calhas totalmente limpas;
- Galões, tonéis, poços e tambores bem vedados;
- Pneu sem água e em lugares cobertos;
- Garrafas vazias e baldes com a boca pra baixo;
- Ralos limpos e com tela;
- Bandejas de ar-condicionado limpas e sem água;
- Bandejas de geladeira sem água;
- Pratos de vaso de planta com areia até a borda;
- vamos sanitários sem usos fechados;
- Lonas de cobertura esticadas para não formar poças;
- Comedouros e bebedouros de animais sempre limpos;
Os sintomas da dengue são febre alta de início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas e erupções na pele, extremo cansaço e moleza, dores nas articulações, náuseas, vômitos, tontura e perda de apetite.
A prevenção contra o mosquito é a melhor forma de combate à dengue. Por esse motivo, todo o ano foram realizadas ações de conscientização, mutirões de limpeza e visitas técnicas dos agentes de controle de vetores.
 
 
Fonte: G1
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.