07/07/2021 às 15h47min - Atualizada em 07/07/2021 às 15h47min

Ibitinga é a cidade que mais cresceu economicamente entre municípios de mesmo porte no Estado de SP

Colocação se refere ao valor adicionado utilizado para cálculo do PIB, no período de 2019 a 2020.

Portal Ternura
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibitinga
 
O município de Ibitinga despontou em primeiro lugar no ranking de crescimento econômico entre as cidades de 50 a 70 mil habitantes do Estado de São Paulo. A colocação se refere ao valor adicionado utilizado para cálculo do PIB, no período de 2019 a 2020.
De acordo com o índice da Secretaria Estadual da Fazenda de São Paulo, Ibitinga também está entre as 75 cidades mais produtivas e com maior atividade econômica do Estado.
“Comparando os 645 municípios do Brasil, Ibitinga teve um aumento de 40,22% no valor adicionado, enquanto o crescimento médio de outros municípios paulistas foi de 16,43%”, salientou o agente fiscal tributário Angelo Ferrari.
O também agente fiscal tributário da Prefeitura, Jeferson Rodrigues, complementa que “quando comparada a municípios do mesmo porte, a Capital Nacional do Bordado e Enxovais encontra-se em primeiro lugar”.
“Nessa análise Ibitinga apresentou toda sua força e potencial econômico, em um ano de crise para todo o país em decorrência da pandemia”, constatou a Prefeita Municipal da Estância Turística de Ibitinga, Cristina Arantes.
O município também aumentou em 11,45% sua participação na economia do Estado de São Paulo e registrou 24,7% de aumento no número de novas empresas formalizadas. Vale destacar também que, no mesmo período [2019 a 2020], houve queda de 3,5% no número de empresas que encerraram suas atividades.
O Secretário Municipal de Turismo, Comércio e Indústria – Eduardo Seino – lembra que o crescimento muito se deu pela atividade econômica da produção de bordados e enxovais, cujo setor contou, também, com o e-commerce.
“Em geral, as pessoas passaram a gastar menos com atividades externas e ficaram mais em casa. O dinheiro que antes era gasto em atividades de lazer, por exemplo, foi direcionado às necessidades do lar e, devido a todo o contexto de restrições, as pessoas potencializaram seus consumos de dentro de casa por meio de compras virtuais. Este cenário contribuiu com o sucesso no aumento significativo do faturamento dos que conseguiram se adaptar ao e-commerce de cama, mesa e banho”. 
O Secretário Municipal de Planejamento e Coordenação, Raphael Torrezan, analisa o cenário como promissor.
“A forte retomada econômica de Ibitinga no exercício de 2020 demonstra a capacidade do município que soube aproveitar da conjuntura econômica para se aperfeiçoar, mesmo em um ano tão adverso como esse da pandemia.  Quando o município apresenta números dessa natureza é também a garantia de um acréscimo de recursos oriundos da esfera Estadual para o exercício de 2022, o que contribui - e muito -  para a saúde financeira do ente federado e, consequentemente, na oferta de serviços públicos. Em um cenário de incertezas econômicas no plano internacional e nacional, um resultado dessa magnitude é excelente”, concluiu Torrezan.
 
 
Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.