02/07/2021 às 12h37min - Atualizada em 02/07/2021 às 12h37min

Ibitinga completa 131 com muitos encantos e formosuras; conheça um pouco de sua história

A Capital Nacional do Bordado faz aniversário neste domingo (04)!

Portal Ternura
Arte: Divulgação/Prefeitura de Ibitinga
 
No domingo, 04 de julho, Ibitinga completa 131 anos de emancipação político-administrativa, uma cidade secular, mas com muitos encantos e cheia de formosura. Vai ter festa e a comemoração será nos moldes dos tempos de pandemia: na sua casa! 
Isso mesmo, no domingão, feriado, a partir das 19h, terá o show da cantora Leila Dias e na sequência, do Grupo Intuição, em transmissão ao vivo, por Live, através Fanpage Oficial da Prefeitura.
Ibitinga
Ibitinga significa “Terra Branca”, em tupi-guarani. Está localizada no centro geográfico do Estado de São Paulo: no Vale do Médio Tietê. O município é formado pela sede e pelo Distrito de Cambaratiba, criado pelo Decreto nº 6.510, em 1934. Ibitinga está localizada a 358 quilômetros da Capital, São Paulo.
Recursos Hídricos
Os recursos naturais são abundantes, com área de rara beleza, sendo banhada pelos rios Tietê, Jacaré-Pepira, Jacaré-Guaçu, São Lourenço, São João e Ribeirão dos Porcos. Assim, o município se destaca também em seu sistema fluvial.
O Rio Tietê conserva suas águas despoluídas e abriga a Usina AES Tiete, que, através do canal da eclusa, integra a importante Hidrovia Tietê-Paraná. O Gasoduto Bolívia-Brasil também passa por aqui.
O Rio Jacaré-Pepira detém o título de rio mais limpo e preservado do Estado. Nele, está localizado o Pantaninho Paulista – reserva pantanosa com similaridade ímpar, tanto na fauna quanto na flora, ao Pantanal Mato-grossense.
Capital Nacional do Bordado
Nos idos dos anos 30, a portuguesa Dioguina Sampaio, fazia do bordado uma fonte de renda alternativa e disseminou a arte, que no decorrer do tempo, transformou Ibitinga, na "Capital Nacional do Bordado".
Milhares de visitantes são atraídos, anualmente, para as centenas de lojas ou fábricas. No chamado ‘turismo de negócio’, se dirigem à cidade para comprar artigos de cama, mesa e banho. A indústria e o comércio de bordados são os grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico local nos últimos anos.
História da Fundação
Foi no final do ano de 1.842, que as famílias mineiras Landim e do Velho Amaro chegaram à região de "Campos de Araraquara", de onde "os Amaro" partiram para o norte e fundaram a cidade de Boa Vista das Pedras, mais tarde conhecida como Itápolis.
"Os Landim" rumaram para o oposto e dividiram terras entre o clã. A Miguel Landim, coube a região entre o Córrego São Joaquim e o Córrego Água Quente, onde foi formado o povoado da "Capela da Água Quente", sendo que o ano provável da fundação é 1860.
Em 4 de julho de 1890, por força da Lei de número 66, assinada pelo então governador Prudente de Moraes Barros, teve a sua emancipação político-administrativa.
Histórias recentes
No ano de 1959, através da Lei nº 556, o então Prefeito, Dr. Olderige Dall’Acqua, promulgou o dia 04 de julho, Feriado Municipal, em comemoração à criação do município de Ibitinga.
Essa lei existia de direito, ou seja, na prática a lei não era cumprida e o Feriado Municipal, em comemoração à criação do município de Ibitinga era comemorado na data do padroeiro, dia 06 de agosto.
Apenas passou a existir de fato, no ano de 1.990, através da Lei n.1.669, do dia 22 de junho, de autoria do então Prefeito, Dr. Yashieo Sato, ocasião do ‘Centenário de Ibitinga’, que foi marcado também por um desfile alegórico, realizado no ‘Passeiódromo’.
Essa solicitação fora feita pelo cidadão Fernando Paulo Pereira Racy, então proprietário do jornal semanário, ‘O Comércio’. Portanto, o feriado de 04 de julho existe, de fato e de direito, há apenas 31 anos.
No ano de 1987, o município tornou-se Área de Proteção Ambiental – APA.  Em 1992, de acordo com a Lei nº 8.199, o município foi elevado ao título de Estância Turística.
Em 2015, a cidade foi uma das pioneiras do interior paulista, a identificar as propriedades da área rural, através da implantação do ‘Georreferenciamento das Estradas e Emplacamento das Propriedades Rurais’, o chamado ‘GPS Caipira’. Esse sistema facilitou a localização rural pelos correios, policia, usuários, entre outros.
Em 2019, Ibitinga foi a primeira cidade da microrregião, a alterar seu Código de Endereçamento Postal geral, de 14940-000, para os de logradouros recebendo as faixas de 14940-001 até 14949-999. Essa nova codificação facilita a localização de endereços, beneficiando moradores e empresas que prestam serviços na cidade.
Em 2019, também foi inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Ibitinga, que permite que a cidade tenha 100% de água coletada e 100% de água tratada.
Datas Importantes
A encenação "Via Sacra", acontece sempre na semana da Páscoa, pelo grupo de teatro ‘Bom Jesus’, com atores locais, sendo considerado um dos principais espetáculos do gênero da macrorregião.
O Corpus Christi em Ibitinga é celebrado de forma diferente: forma-se um imenso tapete bordado, colocados no espaço dos quarteirões no entorno da Igreja Matriz, por onde passa a procissão.
A Feira do Bordado de Ibitinga é o maior evento da Capital do Bordado e é realizada na segunda quinzena do mês de julho, compondo as comemorações de aniversário.
Lembrando que, os eventos estão temporariamente suspensos devido a pandemia.
Celebridades
Ibitinga contribui para o desenvolvimento da nação, com personalidades que atuam, ou atuaram, em diversas áreas.
Ibitinga, a Capital Nacional do Bordado, uma cidade secular encantadora, com muitas formosuras!
 
 
Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.