29/06/2021 às 15h11min - Atualizada em 29/06/2021 às 15h11min

Paciente tem alta após ficar 32 dias internada na Santa Casa de Ibitinga devido à Covid-19

Isabel Cristina Artuzo, de 55 anos, deu entrada no hospital no dia 28 de maio. Dois dias depois, ela foi transferida para a UTI e passou pelos processos de intubação e extubação duas vezes.

Portal Ternura
Paciente tem alta após ficar 32 dias internada na Santa Casa de Ibitinga devido à Covid-19. Foto: Lívia Antonelli/Portal Ternura
 
Uma notícia muito boa: nesta segunda-feira (28), Isabel Artuzo, de 55 anos, teve alta da Santa Casa de Ibitinga (SP), após ficar 32 dias internada devido à Covid-19, dos quais permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por três semanas. 
Com um corredor de gratidão e sentimentos positivos, os funcionários do hospital estiveram presentes no momento em que a Isabel saía da unidade e fizeram um lindo coro com muitas palmas e gritos de felicidade, demonstrando o amor e o carinho que todos sempre têm por seus pacientes. 
A sobrinha de Isabel, Camila Artuzo, contou que a luta da família contra a Covid-19 começou no dia 10 de maio, quando seu tio, irmão de Isabel, foi internado. No entanto ele não aguentou e faleceu no último dia 31. “Deus quis ele ao Seu lado. Eu acho que foi uma vontade Dele e as vontades de Deus estão sempre em primeiro lugar nas nossas vidas”, desabafou.
Devido às complicações da doença, a paciente deu entrada no hospital e precisou ser transferida à UTI, onde foi intubada – procedimento que aconteceu duas vezes – quatro dias antes do irmão falecer.
Isabel ficou três semanas na UTI da Santa Casa. Foto: Divulgação/Santa Casa de Ibitinga
 
De acordo com Camila, “teve uma tarde que a Drª Isabella ligou, dizendo que haviam extubado ela. E eu toda feliz, mas ela falou ‘Calma, Camila, em meia hora a gente precisou intubá-la de novo’. Ela falou para nós termos fé em Deus, e eu disse que teríamos”.
Na UTI, ela foi tratada e assistida pelo médico Dr. Rafael Barroso, o qual contou que Isabel foi intubada pela primeira vez no dia 28 de maio, logo no início da piora do quadro, o que auxiliou na recuperação da paciente. “Eu tomei a decisão de intubá-la na hora certa. Muitas vezes a gente recebeu pacientes tardiamente, que foram a óbito por já estarem em um período longo de tratamento”, afirmou o médico.
E isso foi graças à toda a equipe da Santa Casa, que não mediu esforços para que o tratamento de Isabel a levasse à recuperação. De acordo com o médico, “o empenho da equipe, dos agentes médicos, das meninas da fisioterapia, da enfermagem, foi bem intensivo”.
A recuperação também veio como uma surpresa muito grata à equipe. Pela paciente ter síndrome de down, sua recuperação foi “impressionante”, nas palavras do médico.
Isabel com a família na entrada da Santa Casa de Ibitinga. Foto: Lívia Antonelli/Portal Ternura
 
Incentivo e gratidão
Nas palavras do Dr. Rafael, “a vitória que a gente teve aqui com a Isabel, e as outras vitórias, servem de incentivo para a gente continuar lutando, continuar trabalhando. A gente já pensou em desistir, então quando a gente consegue salvar alguém, é um incentivo”.
Camila agradeceu imensamente a todos os funcionários da Santa Casa. Emocionada, a entrevistada terminou dizendo: “eu só tenho a agradecer, de coração, e a pedir a Deus que abençoe a cada um que se encontra aqui na Santa Casa duas vezes, três vezes mais”.
Agora, Isabel irá terminar o processo de recuperação em casa, cercada por todos aqueles que ama!
Isabel Cristina Artuzo, de 55 anos, deu entrada no hospital no dia 28 de maio. Dois dias depois, ela foi transferida para a UTI e passou pelos processos de intubação e extubação duas vezes. Foto: Lívia Antonelli/Portal Ternura
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.